A partir de hoje, começarei a postar uma banda por semana, conhecida ou não… Mais uma forma de conhecermos novas culturas musicais. Deixe seu Ipod de lado, pois hoje a música está aqui!
Aviso: Esse post nao visa fazer uma “biografia” de determinada banda e sim apresentar uma banda ou falar um pouco sobre determinada banda. Todos e quaisquer comentarios pessoais sao do autor do post e nao devem ser levados para o lado crítico.
Pois bem, a banda de hoje é Dropkick Murphys.
A banda Dropkick Murphys foi originalmente formada em 1996 em Quincy, MA. Tocavam numa barbearia de um amigo e logo encontraram público que gostava da sua música, e como resultado começaram a fazer algumas apresentações e gravar discos..
Suas influências incluem bandas como Stiff Little Fingers, The Pogues, The Clash, Swinging Utters, Cockney Rejects e Cock Sparrer.
De acordo com seus fundadores, o nome da banda foi tirado de um centro de reabilitação de drogados, que durante sua juventude era usado em histórias dos mais vividos para “assustar” os netos. Com tantas histórias decidiram usar esse nome caso viessem a ter uma banda.
A banda gravou uma série de EPs e assinou com a Hellcat Records. Em 1997, eles lançaram seu primeiro álbum, Do or Die. Os albuns seguintes vieram a cada dois anos. Em 1999 veio o The Gang’s All Here, Já com Al Barr nos vocais. Em 2001, com Sing Loud Sing Proud, houve mudanças perceptivas na estrutura da banda e a implantação dos instrumentos adicionais. Já em 2003, veio o album Blackout, com os primeiros grandes sucessos, significativos, como “Walk Away“, “Fields of Athenry” e “The Dirty Glass” com os vocais de Stephanie Dougherty (Deadly Sins). O 5º álbum veio em 2005, The Warrior’s Code. Com os sucessos “Sunshine Highway“, “The Warrior’s Code“, “Tessy” e não menos importante e talvez a música que fará alguns dizerem: “Já ouvi essa música antes…”, “I’m Shipping up to Boston!”, que foi trilha sonora do filme vencedor do Oscar de 2006 ‘Os Infiltrados’. A música tambem foi exibida em um episódio d’Os Simpsons. Até hoje é usada durante vários eventos desportivos em Boston. Sem muitas mudanças de lá pra cá, em 2007 veio o The Meanest of Times. Houve uma pausa entao, e quebrada de ritmo, voltando a lançar um álbum de estúdio esse ano (2011). O “Going Out In Style” chegou para reunir ainda mais fãs para a banda
Formação Atual (Fonte Site Oficial):
Al Barr – Primeiro Vocal.
Ken Casey – Primeiro Vocal, Contra-Baixo
Matt Kelly – Bateria , Bodhrán, vocals
James Lynch – Guitarra, Vocais de Apoio
Tim Brennan – Guitarra , Acordeon , Vocais de Apoio
Jeff DaRosa – Bandolim, Banjo, Apito, Bouzouki, Violão, Teclado, Vocais de Apoio.
Scruffy Wallace – Gaita de Foles.
Com essa combinação de instrumentos a banda usa um toque rítmico misturando as energias Celtas com o tradicional Punk americano. Vale a pena conferir o som dos malucos. . Infelizmente no Brasil, Dropkick Murphys não é tao conhecida como nos EUA ou no exterior. Em um país onde Restart faz sucesso vale a pena conferir essa banda.
Fica aqui minha dica musical da semana. Espero que gostem.
Aí vão dois videos da banda:
1- I’m Shipping Up To Boston.
2- Walk Away