Alguma vez você já deve ter se perguntado: “Por que azul para meninos e rosa para meninas?”
Essa associação de cores é tão comum que parece nem precisar de uma explicação, mas esse padrão de cores nem sempre foi assim.
Foi somente no século XX que o azul se tornou a cor dos meninos e rosa a cor das meninas, antes era diferente.
Isso mesmo, antes era exatamente o oposto: a cor rosa era associado aos meninos por ser uma mistura de vermelho (cor do sangue e do perigo) e branco, enquanto que o azul era a cor das meninas por ser mais delicada e bonita, além de ser a cor mais usada por artistas nas vestimentas da Virgem Maria, o símbolo feminino da Igreja Católica.
Mesmo assim as cores não eram as mesmas em todos os lugares e nem em todas as épocas, na era pré-cristã por exemplo, quando se acreditava que algumas cores podiam expulsar os espíritos ruins que rondavam os recém-nascidos, os bebês do sexo masculino eram considerados mais valiosos e passaram a ser vestidos com roupas azuis, cor associada aos espíritos do bem (por ser a mesma do céu). As meninas, quando recebiam alguma atenção, ganhavam roupas pretas, cor-símbolo da fertilidade na cultura oriental, de onde possivelmente veio a crença nos espíritos.
Foi só no século 19 que o rosa ganhou alguma ligação com a feminilidade, influenciado por uma lenda europeia que dizia que as meninas nascem de rosas e os meninos de repolhos azuis. Esse padrão, no entanto, não se disseminou por todo o mundo rapidamente. Por um bom tempo, na França, as meninas se vestiam de azul, por causa da tradição católica, que associa a cor à pureza da Virgem Maria.
Fontes:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_376781.shtml
http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/2008/12/por-que-o-universo-feminino-cor-de-rosa.html