Pular para o conteúdo

Clube dos 27

  • por

Muitas pessoas conhecem a música como uma maneira de expressar os sentimentos, sejam eles muito emotivos, ou a mais pura fúria. Hoje estou aqui para falar mais especificamente do Rock N’ Roll, que une seguidores por todo o mundo, desde os mais velhos até os mais novos que só ouviram falar de banda épicas como Beatles, Led Zeppelin e afins. Mas será que todos conhecem um dos maiores mistérios do rock, o Clube dos 27?

O Clube dos 27 se baseia no fato de que os maiores ícones do rock mundial faleceram aos 27 anos, muitos por causas que ninguém consegue explicar até hoje. Vou citar alguns exemplos para ficar mais fácil de entender:

Robert Johnson (08/05/1911 – 16/08/1938): É até provável que muitos da nova geração não conheçam, mas ele é considerado o avô do rock n’ roll, sendo o primeiro cantor e compositor de blues da história e que influenciou artistas como Jimi Hendrix, Bob Dylan e Eric Clapton, que o chamava de “o mais importante cantor de blues de toda a história”. Reza a lenda que Robert vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi,  em troca da superhabilidade de tocar guitarra. Esse mito se espalhou e até pode ser confirmado pela música de sua própria autoria, chamada “Crossroad Blues” (Blues da encruzilhada). Sua história serviu de base para o filme “A Encruzilhada” (Crossroads), de 1986, com Ralph Macchio, e também foi citada no 8º episódio da 2ª temporada de Sobrenatural, onde foi reproduzida a cena de como teriam sido seus últimos momentos de vida. Há várias versões populares para sua morte: que morreu envenenado pelo whisky servido por um dono de bar, enciumado por Robert ter flertado com sua esposa; que morreu de sífilis; que havia sido assassinado com arma de fogo. Seu certificado de óbito cita apenas “No Doctor” (Sem Médico) como causa da morte.

Brian Jones (28/02/1942 – 03/07/1969): Brian Jones foi um dos fundadores da lendária banda Rolling Stones. Ele convidou Mick Jagger e Keith Richards, em 1962, para formar uma banda que se chamaria The Rolling Stones, cujo nome foi inspirado no trecho de uma canção de Muddy Waters que dizia: “… pedras rolantes não criam musgo…”.Apesar da fama que eles atingiram e da fortuna estrondosa originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso excessivo de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa.

Jimi Hendrix (27/11/1942 – 18/09/1970): O mito Jimi Hendrix é até hoje considerado o maior guitarrista de todos os tempos por muitos e sua obra influencia músicos de todas as idades.

Hendrix permaneceu na Inglaterra, e, em 18 de Setembro, foi encontrado na cama do quarto de um hotel onde estava com uma namorada alemã, Monika Dannemann, desacordado após ter tomado nove pílulas de Vesperax (forte analgésico), tendo, em seguida, se asfixiado em seu próprio vômito. O laudo do hospital disse que Hendrix chegou ao hospital já morto. Seu corpo foi mandado de volta para casa e enterrado no Greenwood Memorial Park, em Renton, estado de Washington, nos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=5eJz0kdOrLw

Janis Joplin (19/01/1943 – 04/10/1970): O que falar de Janis? Ela foi uma cantora americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul, possuia uma voz marcante, e fez de seu nome uma “lenda” na música mundial, tanto pelo talento como por suas insanidades. Infelizmente, Janis morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.

Jim Morrison ( 08/12/1943 – 03/07/1971): O frontman de uma das melhores bandas da história do rock, o The Doors, Jim virou uma lenda da música por suas letras e seu jeito de viver a vida como se vivesse em seu próprio mundo. Morreu em Paris, na banheira de seu quarto. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, já Pam (Pamela Courson, namorada de Jim) era viciada (morreu de overdose em 1973) e  todos sabiam que ela já correu Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. Outra hipótese seria um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano. O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris. Devido a atos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outro cemitério.

Kurt Cobain ( 20/02/1967 – 05/04/1994): Líder da banda Nirvana, uma que foi considerada também como uma das melhores do mundo, Kurt foi um artista que mudou o cenário grunge da década de 90. Ele se suicidou com uma espingarda em sua boca, em sua própria casa. A autópsia encontrou traços de benzodiazepinas (tranquilizantes) e heroína no sangue de Kurt. O nível de heroína era tão alto que mesmo ele – famoso pela enorme quantidade que tomava – não poderia ter sobrevivido por muito mais tempo do que aquele que levou para disparar a arma, levando muitos a acreditar que tinha sido um homicídio. (Muitos até hoje culpam Courtney Love, ex-esposa de Kurt pelo acontecido, que ela havia sim matado ele, mas até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu).  Por mais bizarro que pareça, de acordo com o livro Heavier Than Heaven, sua biografia, a irmã de Kurt afirma que, quando criança, ele dizia que quando crescesse queria entrar para o clube dos 27.

Amy Winehouse ( 14/09/1983 – 23/07/2011): Cantora e compositora de 27 anos, foi encontrada morta em sua casa, situada em Camden, Londres, no dia 23 de julho de 2011, às 16 horas (hora local). A informação teria sido divulgada pelo jornal The Daily Mirror e confirmada pela polícia inglesa. O jornal The Sun divulgou notícia sobre a morte, informando que a polícia havia sido chamada às 16h05min a uma propriedade ao norte de Londres para atender uma mulher desacordada, e por enquanto suspeita-se de uma overdose.

Seria conincidência grandes influências no cenário musical de todos os tempos terem morrido com 27 anos, e todos isolados do mundo, pois nenhum chegou a adoecer, ir a um hospital, todos foram apenas “encontrados” já mortos. Esse grande mistério, pelo jeito, nunca terá uma explicação.