Pular para o conteúdo

A história do J-Metal – Parte 1

O INICIO

Não tem registros sobre o início de fato e tudo mais. O metal japonês foi caminhando junto com o metal mundial. Um dos pioneiros na construção do rock japonês foi Yuya Uchida, que começou seu interesse pela música no final da década de 50, se tornou um bom amigo de John Lennon depois de ter participado da turnê dos Beatles de 66. Durante essa turnê ele conheceu muitas bandas e artistas importantes, como o Cream e Jimi Hendrix, e resolveu popularizar mais esse som no Japão. Depois de algumas formações e alguns nomes, sendo que nos primeiros anos eles tocavam praticamente só covers de músicos como os que já foram citados, no começo da década de 70 foi formada a “Flower Travellin’ Band”, que seguia um estilo mesclando rock progressivo, psicodélico e um pouco do heavy metal que ainda não era maduro no mundo.

Flower Travellin’ Band

Daí pra frente a história japonesa do metal e no rock seguiu a história mundial e foi caminhando a passos lentos. O metal e o rock japonês até a década de 80 nada mais era do que o metal e o rock tocado no mundo inteiro, com pouca diferença a não ser a linguagem. No final da década de 70 foi formada uma banda importante para a solidificação do cenário nacional, o “Earthshaker”, que trazia o vocalista “Minoru Niihara”, que se tornaria peça importante do metal japonês, como veremos mais adiante.

Minoru Niihara

O Earthshaker fazia a mistura que foi mais popular na década de 80 e 90: o hard ‘n’ heavy, misturando hard rock com heavy metal. Como ela surgiram diversas outras, como 44Magnum, X-Ray entre outras.

Assim como no mundo inteiro, a década de 80 foi generosa para a concretização do cenário do metal no Japão. Foi nessa época que o metal e o rock japonês começaram a incorporar de maneira mais significativa elementos próprios de sua própria cultura no rock e no metal. Nesse ponto surgiram sempre divergências sobre quem foram os primeiros e tudo mais. Mas algumas bandas como Rajas, primeira banda de Tadashi “Crazy Cool Joe” Matsumoto, que depois iria para o Dead End, influenciaram até mesmo o tão aclamado Visual Kei.

Logo no início da década surgiu a banda Novela, que durou até meados da década seguinte, e construiu um som único, misturando o rock progressivo a diversos outros elementos, ganhando assim entre seus fãs a alcunha de “Queen japonês”.

Foi também nessa década que surgiu o que, para uns, é a banda mais popular do metal japonês e do visual kei, o X Japan, que começou no meio da década lançando DEMOs e EPs.

Porém o metal japonês atingiu seu ápice com o Loudness (banda que trazia o já citado Minoru Nihara nos vocais), que é até hoje a banda de heavy metal mais expressiva nascida no Japão. Com o álbum “Thunder in the East”, o Loudness se tornou a primeira banda japonesa a entrar no rank da Billboard, o que pode ser interpretado da seguinte maneira: O Loudness foi a primeira banda japonesa de metal a se tornar conhecida expressivamente em nível mundial.

______________________________________________________________________________

Entre as bandas que marcaram a história do J-Metal podem se destacar:

Loudness, Earthshaker, 44Magnum, Anthem, Rajas, Action!, Dead End, X-Ray, Novela, Flower Travellin’ Band, X Japan, Blizard, Show-Ya, Sex Machineguns, Seikima-II.

Atualmente as bandas que mais vêm fazendo sucesso no cenário do J-metal podem ser consideradas:

Onmyo-Za, Galneryus, Concerto Moon, Aikaryu(já se separou), Sex Machineguns, Seikima-I, entre outras que sempre terão um certo encaixe como j-metal, como por exemplo Maximum the Hormone & Cia LTDA

O J-Metal no mundo:

As bandas japonesas de metal ainda hoje continuam menos conhecidas que quaisquer outras do mesmo estilo no mundo. Por causa do visual kei, que vem se tornando cada vez mais popular no resto do mundo, o metal japonês sofre um certo preconceito entre aqueles no mundo que não conhecem ou não conseguem separar os estilos. É tipo como se o Restart fosse apresentado no resto do mundo e o resto do mundo começasse a pensar que a idéia de rock que o Brasil tem é somente essa. Mas no geral ele não é mal visto, e bandas como Seikima-II, Sex Machineguns, Galneryus e o próprio Loudness começam a se lancar ou mantém a fama conquistada no resto do mundo.

Loudness – Heavy Chains

Em breve a Parte 2 com “J-Metal no Brasil.” Não percam.

Créditos e Fonte: @herbjailbird , Dj da @radioblast com os programas “J-Metal is the Law” e “Brasil in Metal”.

See ya!