Dragon Age: Origins, é um jogo de RPG para um jogador em terceira pessoa que foi desenvolvido pela BioWare. O jogo foi lançado para PC, Xbox 360 e Play Station 3. O jogo pode ser considerado um “sucessor espiritual” da série Baldur’s Gate, mesmo não sendo baseado nas regras de Dungeons & Dragons e nem se ambientar em Forgotten Realms. Ele utiliza um mecanismo chamado Eclipse, desenvolvido pela própria BioWare. Tá, mas como é o jogo? Ele tem história? É interessante? Calma, vamos ao que interessa.
A história
Você é um Grey Warden (guardião cinza), um dos últimos de uma ordem de guardiões lendários. Com o retorno de um inimigo antigo e com o reino envolvido em guerra civil, você foi escolhido pelo destino para unir as terras separadas e matar um arquidemônio de uma vez por todas. Você começa sua aventura escolhendo uma raça, entre humano, elfo e anão, depois escolhe uma classe, entre warrior (guerreiro), mago (mage) e trapaceiro / ladino (rogue). Depois disso, é tudo por sua conta. As escolhas que você faz, te levam a caminhos diferentes através da Nona Era: A Era do Dragão. Essa é a linha da história do primeiro Dragon Age.
O personagem do jogo, é um novo recruta dos Grey Warden no reino de Ferelden e começa a jornada com o objetivo de para o “blight” (mal, destruição, influência maligna) inevitável em uma das seis histórias iniciais. A escolha inicial determina a história do personagem antes do jogo iniciar. Essa escolha também afeta como os NPCs (personagens não jogáveis) vão reagir ao Warden. Você receberá a missão de construir um exército para superar o “blight” e encontrar companheiros ao longo da jornada para ajudar nessa tarefa árdua. Como o último Grey Warden em Ferelden, as decisões tomadas decidirão ao longo de um ano, quais facções se juntarão ao Warden para construir o exército e acabar com o “blight”, bem como o destino daqueles encontrados na jornada.
A jogabilidade
Os desenvolvedores incorporaram histórias de origem para cada raça e classe no jogo. Por exemplo, um anão que é membro da nobreza vai começar o jogo como parte da família real em uma das cidades dos anões, enquanto que um cidadão anão vai começar nas ruas da cidade. Histórias de origem dão uma introdução ao mundo do jogo e algumas horas de jogo. As pessoas que o Warden encontra durante a história de origem podem reaparecer mais para frente, alguns até como adversários.
Não existe nível de alinhamento (bom ou mau) como em outros jogos da BioWare, mas as escolhas morais do personagem principal ainda afetam a história. Você pode salvar o mundo sendo bom ou mau, mas as decisões que você toma no processo vai mudar o mundo ao redor de você, decidindo quem vai se tornar rei, afetando nações e raças e seus lugares no mundo. Essas decisões também influenciam seus companheiros, e podem até fazer um deles decidir sair do grupo se ele não concordar com suas decisões.
Pontos chaves:
- Seis histórias de origem únicas, cada uma com uma história que afeta o jogo como um todo.
- Três classes base para escolher: trapaceiro, guerreiro ou mago.
- Três raças jogáveis: anão, humano e elfo.
- Jogabilidade baseada em grupo, o personagem principal mais três outros escolhidos de um grupo maior durante o jogo.
- Jogabilidade baseada em grupo, o personagem principal mais até 3 outros personagens escolhidos de um grupo maior durante o jogo.
- O combate é em tempo real com tatica de pause e jogue. Ou seja, você pode pausar o jogo para selecionar os comandos e onde usá-los.
- A câmera proporciona uma visão “por cima do ombro” quando o zoom está próximo e uma visão isométrica quando o zoom está distante.
- Interatividade entre magias, uma magia de nevasca pode apagar fogo e magia de fogo podem acender óleo.
- Efeitos de campo de profundidade que podem ser desabilitados no menu de opções.