Pular para o conteúdo

Google, bolhas, privacidade e rastreamento

Buscadores que sabem onde você está, do que você gosta, o que você procura, quem você é. Sim, isso existe, e não é só o Google que faz isso, outros buscadores como o Bing e o Yahoo também fazem isso.

Quando você faz uma pesquisa no Google e clica em um link, o termo pesquisado vai direto para o site que você clicou, junto com informações sobre seu browser e computador, que podem te identificar unicamente.

Isso é assustador, mas quem liga para algum site aleatório?

Esses sites costumam ter propagandas de terceiros e esses terceiros constroem perfis sobre você e é por isso que essas propagandas te perseguem para todo lugar.

Isso também é assustador, mas quem liga para algumas propagandas?

Seu perfil também pode ser vendido e aparecer em lugares indesejados, como bancos, empresas de cartão de crédito, seguros…

Tem mais!

Lembra das suas buscas?

O Google também salva elas. Suas buscas também podem ser requisitadas legalmente e se voltarem contra você.

Calma, ainda tem mais.

Quando você faz a busca, os sites de busca vão usar essas informações e mostrar resultados diferentes para pessoas diferentes.

Os resultados são adaptados para você, baseados no seu histórico de buscas e cliques.

Já que você quase sempre clica em coisas você concorda, você continua tendo mais e mais daquilo que você concorda. Isso significa que outros resultados são filtrados.

O que levanta a questão: o que você está perdendo?
Em outras palavras, você está vivendo dentro de uma bolha-filtro, que promove coisas que ela acha que você gosta e filtra o resta, limitando sua exposição à informação oposta.

Infelizmente é difícil estourar a bolha-filtro porque muita tecnologia é usada na internet.

Mas existem sites que não usam a bolha-filtro, como o duckduckgo.com.

1 comentário em “Google, bolhas, privacidade e rastreamento”

Não é possível comentar.