O que são?
O buraco negro é uma aglomeração de matéria maciça altamente compacta com uma densidade muito alta, com tanto material em um ponto que sua gravidade acaba sendo tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dele, por isso esse nome de buraco negro, pois eles não emitem luz e são extremamente difíceis de ver.
A gravidade é tão forte que depois que se passa do “horizonte de evento” (lugar de onde não se pode mais escapar de sua força), o destino está selado. Mesmo se estivéssemos com uma nave capaz de voar a velocidade da luz com todo combustível no Universo, não seria possível reverter à situação e fugir.

Como detectá-los
Por serem negros, é praticamente impossível vê-los no espaço, afinal sem luz não há o que ver. Então para enxergar um buraco negro é necessário observar a sua volta, pois devido a sua enorme gravidade ele faz com que tudo que tiver por perto sofra sua influência. Porém há uma maneira eficaz de detectá-los, é quando os buracos negros emitem quasares (são feixes de partículas com anos-luz de comprimento e que emitam radiação), os quásares só são formados quando o buraco negro tem muita matéria em sua volta e não consegue absorver, então o que ele não consegue é emitido em dois feixes.

Como se formam:
Eles são formados quando estrelas gigantes fazem fusão até o Ferro, a partir daí não conseguem mais fazer fusão e a força da gravidade se sobrepõe à fusão nuclear, fazendo com que a matéria se condense em um único ponto gerando assim um buraco negro.
Curiosidades
Para ter uma noção da densidade de um buraco negro imagine uma bola de golfe feita desse material, ela pesaria o mesmo que o planeta Terra.
Na maioria das galáxias tem um buraco negro supermassivo, que por serem tão grandes eles “devoram” massa equivalente a uma Terra a cada poucos segundos.
Outros buracos negros, menores do que o mencionado a cima, ficam vagando pelo espaço e absorvendo tudo pelo caminho ou gerando caos por onde passam, fazendo planetas saírem de suas órbitas.
Em estrelas binárias, quando uma se torna anã branca e a outra ainda é uma gigante vermelha, a anã branca pega material da estrela vizinha, já que ela possui maior atração gravitacional, até se tornar um buraco negro.
