Pular para o conteúdo

Nova microbateria recarrega em menos de um segundo

Pesquisadores da Universidade de Illinois desenvolveram uma bateria de íons de Lítio que mede apenas alguns milímetros, pode dar partida em uma bateria de carro e é recarregada em menos de um segundo. Porém, a bateria ainda não está pronta para o mercado.

batt_1

De todos os componentes dos aparelhos eletrônicos, um dos que mais gera preocupação é a bateria. Sempre é um desafio tentar aumentar sua duração enquanto seu tamanho é diminuído. Além disso, o tempo que ela demora para ser recarregada é outro fator importantíssimo.

Porém, todos esses problemas parecem estar solucionados com uma nova bateria desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, liderada pelo professor de engenharia e ciências mecânicas William P. King. A bateria de íons de Lítio desenvolvida pela equipe possui um tamanho várias vezes menor do que as que são utilizadas atualmente. Além disso, ela supera os melhores supercapacitores da atualidade.

O funcionamento da bateria baseia-se na modificação dos pólos da bateria. Enquanto em baterias tradicionais os pólos positivo e negativo são sólidos, nessa bateria eles são microestruturas tridimensionais porosas que permitem um carregamento muito mais rápido.

Uma descrição sobre o funcionamento que aparece em um artigo intitulado “High-power lithium-ion micro-batteries from interdigitated three-dimensional bicontinuous nanoporous electrodes” é a seguinte:

“Nossa chave para compreensão é que a microarquitetura da bateria pode otimizar concorrentemente o transporte de íons e elétrons para distribuição de alta potência”

Essa mudança na estrutura permite que a bateria tenha uma potência equivalente ou até mesmo superior às dos supercapacitores e cerca de 2.000 vezes maior que a das baterias atuais. Além disso, o tempo de recarga, comparado com outras baterias, é cerca de 1.000 vezes menor.

Apesar disso, elas ainda não estão prontas para entrar no mercado, visto que é necessário ajustá-las aos aparelhos, além do fato de o custo de produção delas ser bastante elevado. Porém, ela representa um grande passo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Fonte: http://www.cnet.com.au/new-teeny-tiny-battery-charges-in-less-than-a-second-339344011.htm

http://www.mundozoom.com.br/nova-bateria-recarrega-em-menos-de-um-segundo.html