Pular para o conteúdo

Celeste apresenta uma protagonista feminina em um jogo sobre superação de adversidades

  • por

O último jogo da Matt Makes Games, empresa do Matt Thorson e sua talentosa equipe, coloca uma jovem protagonista feminina na frente da história com um efeito fantástico. De longe, Celeste é um jogo de plataformas 2D punitivo que faz com que você feche os punhos com raiva de vez em quando. Mas também é um conto comovente sobre superar a adversidade enquanto lida com ansiedade, depressão e outras armadilhas da adolescência.

Como jovem Madeline, você tem a tarefa de escalar a montanha Celeste. Para deixar a narrativa se desenrolar como no jogo, não vou dar spoilers além dessa simples introdução. Sua permanência na montanha como Madeline é tão implacável quanto o jogo, mas se você for como eu, você continuará lutando para ver o que acontece a seguir.

É uma narrativa bastante direta que parece não ter nenhum significado mais profundo a princípio, mas, à medida que você forja seu caminho em frente, conhece Madeline pela pessoa robusta que ela é, um personagem enganosamente simples, com muita determinação e respeito pelas coisas que ela não entende. Mas, eventualmente, você entra em contato com o lado mais “negativo” de Madeline, expressando dúvida, crueldade, sarcasmo, as coisas no fundo da nossa mente que nos arrastam para baixo todos os dias. Você reconhecerá algumas de suas afirmações e ideais como essa voz, quanto mais você jogar.

Você pode ficar tentado a parar de jogar várias vezes, mas a atitude de fazer de Madeline, mesmo quando ela argumenta com a manifestação de seus pensamentos negativos, é contagiosa. Há várias lições a serem aprendidas ao subir a montanha com ela e com os companheiros que ela encontra ao longo do caminho, mas talvez o mais importante seja que, mesmo em circunstâncias extremamente difíceis e angustiantes, você nunca deve desistir. Isso é parte do que tanto me encantou Celeste, e cimentou Madeline como uma importante líder de jogos femininos, da qual sempre podemos usar mais.

Celeste transmite tudo isso sem nenhum diálogo vocalizado, apenas com sons substituindo o que normalmente seriam linhas faladas de dubladores experientes. Mas você realmente não sente falta, especialmente com uma jovem tão cativante e inspiradora no comando do jogo. Madeline é uma heroína para admirar, mesmo em seus momentos mais fracos, e isso faz parte do que faz de Celeste um excelente jogo. Se você deseja superar um momento particularmente difícil da sua vida (ou o primeiro de muitos), procure Madeline e companhia em busca de maneiras inspiradoras de ir além do que o mantém deprimido. Mesmo que isso signifique escalar uma montanha sozinho, com espinhos e tudo. Não se esqueça de pegar os morangos no caminho.

Os controles são simples e acessíveis – salte, faça dash aéreo e escale – mas com camadas de profundidade para dominar, em que cada morte é uma lição. Renascimentos incrivelmente rápidos permitem que você continue escalando enquanto descobre os mistérios da montanha e desbrava seus perigos, com mais de 700 telas de desafios de plataforma exigentes e segredos ardilosos.

Celeste está disponível em português na Steam, itch.io, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Epic Games