Pular para o conteúdo

Música clássica e desenhos animados

  • por

Grande parte dos desenhos animados antigos está associada à música orquestrada. A combinação desses clássicos com o roteiro de desenho rendeu a criação de inesquecíveis episódios.

Mickey Mouse

Em um episódio de 1935 Mickey rege uma orquestra. A música do ensaio é “The William Tell Overture” – a introdução instrumental de “William Tell” (uma ópera em quatro atos de Gioacchino Rossini). O pato Donald, que vendia sorvetes ali perto, se empolga para participar e acaba incomodando os músicos com sua flauta. Conta-se que quando o maestro italiano Arturo Toscanini viu pela primeira vez esse desenho animado no cinema, ficou tão encantado que correu para a cabine de projeção e perguntou o projecionista se poderia executá-lo novamente.

Assista o episódio: 

Os três porquinhos

Uma paródia de “Os 3 Porquinhos” (Three Little Pigs, EUA 1933) e “Fantasia” (EUA 1940) ao som de trechos de Brahms (Danças Húngaras – especificamente em ordem as de número 5, 7, 6 e 17), ganhou o Oscar de Melhor Curta de 1943. Brahms tem sua música considerada raramente retórica e é, com frequência, descrita como outonal, apaixonada e romântica embora controlada, refinada e privada de melancolia.

Veja o episódio: 

Tom e Jerry

A dupla mais conhecida da televisão, Tom e Jerry, teve um episódio eleito como o melhor desenho animado em 1994. Nele, Tom é um pianista que executa um recital de “Hungarian Rhapsody No. 2” de Franz Liszt.

Acontece que, ao mesmo tempo em que o concerto acontecia, Jerry dormia dentro do piano. Furioso, o ratinho acorda e resolve atrapalhar a empolgada execução. Por fim, as intervenções de Jerry no piano acabam fazendo parte da música e o público direciona os aplausos a ele, que parecia fazer parte de uma cena ensaiada.

Não deixe de assistir:

Pica Pau

O Pica-Pau é conhecido em seus episódios pelo comportamento atrevido. Entretanto, foi eleito, em 1944, o melhor desenho da história. Neste episódio, enquanto o dono da barbearia “Tony Figaro’s” está fora, Pipa Pau resolve assumir o comando e cortar o cabelo de alguns clientes. O episódio recebe o nome de “Barbeiro de Sevilha” – uma das mais conhecidas e mais executadas de todos os tempos de Rossini interpretada pelo personagem.

Veja o desenho:

Fantasia

“Fantasia” é o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e apresenta uma série de músicas clássicas conduzidas pelo regente Leopold Stokowski, onde sete delas foram executadas pela Orquestra de Filadélfia.

A trilha sonora inclui “Toccata e Fuga em Ré Menor”, de Johann Sebastian Bach; “Suíte Quebra-Nozes”, de Peter Llich Tchaikovsky; “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky; “Sinfonia Pastoral”, de Ludwing Van Beethoven; “Dança das Horas”, de Almicare Ponchielli; “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky; e “Ave Maria”, de Franz Schubert.

Aqui você encontra a trilha sonora:

Pixie Picnic | Rossini

Em “Pixie Picnic”, os duendes da floresta estão em festa. Reunidos, eles tocam os instrumentos com objetos improvisados, como flores e ferros. De repente tudo se transforma em improviso: o saleiro e uma barba viram instrumentos musicais! As cenas acontecem ao som de “A abertura de La Gazza Ladra (O Roubo Magpie)”, obra de Gioachino Rossini, e todos os elementos dialogam com a canção.

Confira o episódio: 

Concerto na Marra | Liszt

Nesse episódio, Pica-Pau é um afinador de pianos que se vê em meio a um roubo e é obrigado a continuar tocando a obra “Hungarian Rhapsody nº 2”, de Franz Liszt, porque o bandido exige. Curiosidade: o bandido chama Pica-Pau de Rachmaninoff (aos 02:10), fazendo referência a Sergei Rachmaninoff, um compositor, pianista e maestro russo!

Confira o episódio:

Miniaturas Musicais | Chopin

A série “Miniaturas Musicais” produzida pela Walter Lantz Productions, de 1946 a 1948, tem como base histórias orientadas por música, com a ação dos personagens acontecendo em sincronia com a música tocada durante a animação. A série foi completamente baseada em música clássica. Nesse episódio, Pica-Pau e Andy Panda fazem um concerto de Chopin para vários animais em um celeiro ao mesmo tempo em que lutam contra um incêndio causado por um bêbado. Sete obras de Chopin aparecem nesse desenho, entre elas, “Polonesa Militar Opus 40 nº1”, “Polonesa Heróica Opus 53” e ”Scherzo Opus 31 nº2”.

Confira o episódio: 

Boids in the Hood | Wagner

Há quem diga que Richard Wagner, se tivesse vivido um século a mais, não escreveria somente óperas e sim trilhas sonoras de filmes devido à repercussão que teve sua “Cavalgada das Valquírias” no cinema mundial. Esse sucesso não foi diferente no mundo das animações – a 4ª temporada de “Animaniacs” traz um episódio chamado “Boids on the Hood” cuja trilha sonora conta com a obra de Wagner.

Confira o episódio aos 13 minutos: https://www.topcartoons.tv/jokahontas-boids-hood-mighty-wakko-bat/

Carmen Get It! | Bizet

“Carmen Get It!” foi o último desenho de Tom e Jerry antes da série ser vendida para a MGM. O episódio se passa no Metropolitan Opera House, onde a ópera Carmen, de Georges Bizet, está em cartaz. Ao longo do vídeo são feitas diversas referências à música clássica e a obra de Bizet permanece como trilha sonora durante toda a animação.

Confira o episódio:

O Coelho de Sevilha | Rossini

Uma paródia de “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, é o tema do episódio “Pernalonga, O Coelho de Sevillha”. Não ficou tão conhecida como “Tony Figaro’s”, paródia feita com o Pica-Pau, porque no final desse episódio há uma piada envolvendo casamento homossexual. Por este motivo, o DVD foi lançado com restrições paternas nos EUA.

Confira o episódio: 

Aproveite e assista O Maestro  Pernalonga:


Fonte:

http://www.concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3453

http://www.concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4085:a-musica-classica-nos-desenhos-animados-parte-ii