Quem é que nunca leu alguma história de aventuras medievais e se sentiu dentro dela, ou nunca jogou um joguinho na net, no pc ou no video game onde o persongem evoluia a cada batalha e a cada conquista???
Esse é o mundo imaginário de aventuras, elfos, criaturas místicas e diversão dos RPGs!!! Preparado para entrar nesse mundo?!?!?!? Então lá vai!!!!
Em 1974 é lançado o Livro Dungeons & Dragons, escrito por Gary Gygax e Dave Anerson, publicado pela TSR, como um complemento para o jogo de peças de miniaturas Chainmail, resultando num jogo bem diferente do que até então se conhecia. Surgia assim, o primeiro jogo de RPG – Role-Playing Game. Com histórias baseadas em batalhas medievais, Dungeons & Dragons é considerada a origem dos jogos RPG. Gary e Dave se basearam na série de livros O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, possibilitando uma intereção com a realidade dos livros como orcs, elfos, dragões, anões e até mesmo os hobbits (chamados de halflings no D&D, com leves alterações em relação aos hobbits).
Mas afinal o que é um RPG?
RPG é um jogo onde um grupo de jogadores interpretam um personagem da história envolvida, portanto uma tradução de RPG poderia ser jogo de interpretação de papéis. O jogador vai desenvolvendo seu personagem conforme a história vai se desenrolando, enfrentando monstros ou outros personagens, tudo dentro de sua imaginação. D&D (como também é conhecido Dungeons & Dragons) criou o conceito de Dungeon Master, em português Mestre do Jogo, cujo trabalho é a narrativa da história desempenhando um papel semelhante a um juíz, além de manter o cenário do jogo aplicando as regras. De certa forma, o Dungeon Master tem de ser o jogador mais criativo do grupo.
Então D&D é o único jogo de RPG?
Não, claro que não, D&D foi o ponto de partida e também é o jogo mais famoso. Mas calma a história está apenas começando.
Em 1975 a TSR lançou também outro jogo com uma abordagem diferente para o RPG, o Empire of Petal Throne, cuja história gira em torno de criaturas de raças baseadas nas lendas astecas, egípcias e povos da antiguidade, além de uma nova língua porque os jogadores se comunicassem com aquelas raças. Porém, Empire Petal Throne não teve o mesmo sucesso de D&D. Motivo pelo qual poucos já ouviram falar sobre ele.
Bem agora um dos pontos interessantes da história do RPG: muitos já devem ter ouvido falar do desenho animado Caverna do Dragão, onde um grupo de jovens estavam numa montanha-russa chamada Dungeons & Dragons, quando um portal se abre e eles acabam o atravessando e indo parar em um mundo diferente com armas mágicas e um pequeno mago chamado Mestre dos Magos, lutando contra o grande vilão O Vingador. Sim muita gente já ouviu falar, principalmente quem nasceu por volta da década de 80 (como eu) ou um pouco antes. Caverna do Dragão foi lançado nas TVs norte-americanas em 1983 pela CBS, e também faz parte de uma das histórias de aventura de D&D. E poucos conhecem o final dessa aventura. Podem ficar tranquilos, o final não foi exibido na TV, mas é possível encontrá-lo em HQ (histórias em quadrinhos) para download na Internet. E não, eles não morreram, não estão no inferno e o Mestre dos Magos não é o coisa-ruim.
Dungeons & Dragons foi o ponto de partida para diversos jogos de RPG. Logo os jogos de RPGs saíram dos livros e invadiram video games e computadores. Mas com o diferencial de história ser mais restritiva, até mesmo fixa, já que computadores e video games tem suas limitações.
Em 1987, a Square (hoje Square Enix), lançou no Japão Final Fantasy para plataformas NES. E desde então Final Fantasy tem crescido consideravelmente, sendo que sua última versão (Final Fantasy XIII) foi lançada em 2009 para plataformas Playstation 3, PC e Xbox 360. Final Fantasy também ganhou as telas com animações e filmes. Vale a pena conferir!!!
Em 1995 a Square lançou Chrono Trigger para palataformas Super Nintendo, cuja história foi continuada pelo jogo Radical Dreamers em 1996, e Chrono Cross em 1999.
Em torno de 1970 começou a surgir os primeiros jogos de computador MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), algo como jogo de RPG massivamente multi-jogador, dando início a uma legião de jogadores de RPGs na Internet.
Entre os mais famosos encontramos Neverwinter Nights, Tibia e, um dos mais jogados no mundo, World of Warcraft. Exato, o jogo de estratégia Warcraft, lançado pela Blizzard, também é uma das histórias de aventura de D&D, e originou a versão online World of Warcraft em setembro de 2001.
Em março de 2008 D&D perde seu principal criador Gary Gyga. E em abril de 2009 Dave Arneson nos deixa também. Neste mesmo mês a Blizzard Etertainment dedicou o Patch de Atualização de World of Warcraft (Secrets of Ulduar) à Dave Arneson, dizendo que D&D foi uma das inspirações para World of Warcraft. Vocês podem ver essa dedicatória clicando aqui.
Bom por hoje é isso, mas a ventura continua na próxima quinta!!!! Segunda parte da história do RPG, porém focada nos jogos!!!!