Hoje o assunto é sério. Bem sério.
E o ato é simples, mais simples do que qualquer pessoa possa imaginar, mas o resultado é enorme. Este simples ato de doar pode salvar vidas.
É engraçado como que um assunto tão falado no mundo inteiro, muitas pessoas só dão ouvidos quando acontece perto da gente. Mas se essa for a condição, não me importo em repassar uma história que já aconteceu uma vez e hoje está se repetindo, perto de mim. Esta pode ser a oportunidade para muitos receosos abrirem os olhos e partirem para a ajuda.
Tenho um amigo que por volta de seus 13 anos de idade teve leucemia. Pois é, com um tratamento à base de químicas (quimioterapia) a leucemia foi controlada. Porém, o que praticamente ninguém à sua volta poderia imaginar aconteceu. Após anos essa leucemia voltou, mas com uma mudança, algo como uma mutação, e, durante 2 anos fazendo tratamento com quimioterapia pois não tinham encontrado uma medula óssea compatível com a dele, agora ele vai precisar de um transplante de medula óssea. E é exatamente neste ponto que está o problema. Até o momento infelizmente não foi possível encontrar um doador compatível.
Mas então, se não tem um doador compatível não tem mais nada que possa ser feito, certo? Errado. Se não tem um doador compatível pode-se realizar um transplante com uma medula parecida.
Ah! Então problema resolvido, certo? Errado de novo. Quando a medula não é compatível, as chances de rejeição sobem muito mais.
Então não entendo mais nada!!! :/
Mas é simples entender. Vou explicar:
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica elementos figurados do sangue periférico como hemácias, leucócitos e plaquetas. No processo de doação, é retirado do interior de ossos da bacia células (células tronco) de dentro deste tutano por meio de pulsões, mas se recompõe em apenas 15 dias.Mas este não é o único meio para realizar este procedimento, hoje é possível retirar essas células com a ajuda de remédios que fazem com que essas células saiam da medula e vão para o sangue normal, e então é feito um processo de filtragem desse sangue. E a doação de medula ajuda a curar outras doenças do sangue além da leucemia.
E qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea.
Bom a ideia é essa, incentivar as pessoas que por meio de um ato tão simples pode ajudar a salvar vidas. Por favor pensem nisso com carinho. Pensem que isto pode estar acontecendo com pessoas próximas a vocês.
Eu já sou doadora, é simples, você vai a um hemocentro próximo à sua casa ou cidade, que eles irão retirar um pouco de sangue para analisar e cadastrar em um banco de dados, e se encontrar uma pessoa que precise desse transplante, você será avisado e chamado para que seja realizado o transplante. E se tiver qualquer dúvida sobre como funciona esse processo você pode perguntar a um enfermeiro do hemocentro.
Para saber um pouco mais clique aqui.