Pular para o conteúdo

A História do RPG – Parte 2

  • por

Como prometido, aqui está segunda parte desta grande aventura com uma visão totalmente voltada nos jogos.

Como dito anteriormente, o primeiro livro de RPG, escritop por Gary Gygax e Dave Anerson, publicado pela TSR, foi Dungeons & Dragons em 1974. O ponto de partida para este extenso mundo de fantasia.

Mas afinal como seria esse jogo onde usamos livros?  Bem, esse estilo de jogo é chamado de RPG de tabuleiro, onde os personagens são os próprios jogadores (nós, seres humanos), e seguem as regras impostas pelo Dungeon Master, o jogador responsável por narrar a história e descrever os cenários conforme os livros de regras.

Não vamos aprofundar em como se joga aqui, pois nos livros tem tudo explicado detalhadamente, vamos apenas apresentar como é um jogo de Tabuleiro.

Focado nas batalhas medievais de monstros,, dragões, elfos, entre outros, D&D te leva para um mundo cheio de aventuras e fantasias. Para jogar, você vai precisar: inicialmente dos 3 livros de regras básicas, Guia do Mestre, Livro do Jogador e o Guia dos Monstros (no Guia do Mestre, deixa claro que é aconselhável que cada jogador tenha seu livro de regras, afim de facilitar no decorrer do jogo); um conjunto completo de dados; uum tabuleiro (o Guia do Mestre recomenda o D&D Masmorras Montáveis para facilitar o jogo) ou uma lousa quadriculada ou uma folha de papel quadriculado, para ser usado como matriz de combate; Escudo do Mestre, usado pelo Dungeon Master para o armazenamento de informações; e, miniaturas para colocar na matriz de combate. O ideal é  que tenha no mínimo 4 pessoas no grupo, para facilitar na hora de abranger as funções existentes. Com tudo isso pronto, é só arrumar um bom lugar pra começar a diversão.

Lembrando que D&D não é o único. Empire of Petal Throne lançado um ano depois de D&D, pela TSR também segue o mesmo estilo, com a diferença das batalhas focadas em lendas astecas, egípcias e civilizações antigas. Mas não para por aí.

Outro jogo bem famoso é Vampire, que acabou ganhando os PCs também. É um jogo muito bom pra quem gosta de histórias de vampiros. Sempre seguindo o mesmo esquema de D&D, exitem ainda muitos outros, mas passaríamos o dia todo aqui só falando deles. É melhor que você escolha o tipo de história que mais gosta e liberar geral a imaginação com os amigos.

Em 1975 os jogos de RPG começaram a dominar os PCs e Video Games, surgia então os CRPG (Computer Role-Playing Game) ou RPGs eletrônicos, sendo os primeiros jogos Akalabeth e Wizardry para computadores Apple II. Já os RPGs de Video Games começaram em 1982 com AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) Treasure of Tarmin, para o Intellvision. Em 1986, chegou ao mundo Dragon Warrior, também conhecido como Dragon Quest, lançado pela Enix para consoles Nintendo Enterprise System, acompanhados dos jogos para PC Wizardry e Ultima III (originaldo do Akalabeth).

Logo depois, em 1987, o mundo dos RPGs recebe Final Fantasy, criado por Hironobu Sakaguchi em 1984, mas lançado em 1987 pela Square Enix (antiga Squaresoft), o qual teve até o momento 13 versões, sendo que já se ouve falar na internet sobre o possível lançamento da 14ª, porém nada oficial até o momento. No início era um RPG em 2D para os consoles Super Nintendo, mas o sucesso foi tão grande que foi ganhando cada vez mais gráfico dando aspectos mais reais, em questão de movimentos e detalhes nas imagens.  Em 2002, a partir do 11º titulo, Final Fantasy ganhou um espaço ainda maior, alcançando o MMORPG (Massively Multplayer Online Role-Playing Game), mas daqui a pouco falaremos sobre.

Criado pela chamada Equipe dos Sonhos (Hironobu Sakaguchi, Yuji Horii, Akira Toriyama, Kazuhico Aoki e Nobou Uematsu) e lançado também pela Square Enix, Chrono Trigger começou como um joguinho de RPG em 2D para plataformas Super Nintendo em 1995, contando a história de Chrono, que através de uma máquina do tempo em m festival viaja numa aventura pela Pré-História, passando pela Idade das Trevas, Idade Média, Presente e Futuro. Em 1999 o jogo chegou à Plataforma PlayStation e em 2008 para o portátil Nintendo DS. Um ponto interessante é que Chrono Trigger possui 13 finais diferentes, depende de como o jogador executa uma determinada tarefa, afeta completamente o restante da história.

A história continua em Radical Dreamers, ligada em um dos finais de Chrono Trigger. Não se tem muita informação sobre esse jogo, tanto que poucos sabem que Radical Dreamers é o segundo jogo de Chrono Trigger. Os personagens mudam um pouco, sendo um bardo, um mago e uma ladra, q invadem uma mansão para roubar uma relíquea conhecida como Frozen Flame. A história continua em Chrono Cross, contando a história do bardo Serge e sua jornada acompanhado da ladra Kid, ambos de Radical Dreamers.

É não dá pra ficar contando toda a história, senão ficaríamos aqui por anos. Além do mais é muito mais interessante que você possa jogar para saber a história certinha. Aliás, é possível jogar Chrono Trigger no PC por meio de emuladores do Super Nintendo, o mais famoso é o Znes.

Em 1994 a Blizzard Entertainment lança Warcraft, um jogo de estratégias onde o jogador monta seu próprio exército e parte em busca de novas terras, enfrentando os inimigos e dominando seus territórios, sem deixar de lado a grande guerra entre Orcs e Humanos. Baseado no RPG de Tabuleiro Warhammer (também desenvolvido pela Blizzard), Warcraft conta a história das batalhas no mundo de Azeroth teve o segundo título lançado em 1995 com o nome Warcraft II: Tides of Drakness.

Mas a evolução não parou por ai. Em 1996 surgiu o primeiro jogo multiplayer criado pela Blizzard North e distribuído pela Blizzard Entertainment, com nada mais nada menos que Diablo, que foi o pé inicial dos conhecidos MMORPGs. Diablo conta história de batalhas medievais e sagradas da Idade Média, girando em torno de 3 personagens principais, um Guerreiro, uma Arqueira e um Feiticeiro, onde cada um possui uma característica diferente. O Guerreiro possui alta força e vitalidade, baixa magias e média detreza; a Arqueira possui alta destreza e média magia, força e vitalidade; e o Feiticeiro recomendado para joadores mais avançados por começar muito fraco e ir desenvolvendo no decorrer do jogo. Diablo II foi lançado em 2000, onde o Senhor do Terror busca por vingança contra o Andarilho Sombrio que o derrotou. E não parou por ai!!!! Muitos apaixonados por Diablo não vê a hora do Lançamento de Diablo III, que está previsto para o primeiro quadrimestre deste ano ainda! Vamos esperar

Em 1998, desenvolvido pela BioWare e lançado pela Iterplay Entertainment, chega ao mundo o jogo Baldur’s Gate, que conta a história dos filhos do Deus do Assassinato, Bhaal. A história do jogo vai correr em torno de um desses filhos, criado por Gorion, que após fugir da cidade de Candlekeep começa uma jornada por terras misteriosas e sinistras com batalhas que às vezes chegam a ser aterroziantes.

Mais tarde, em 2002 surge o jogo Neverwinter Nights, sendo este desenvolvido para ser jogado na Internet, também desenvolvido pela BioWare, onde conta a história da cidade de Neverwinter que foi atingida por uma praga em que denominaram Morte Uivante e buscam uma cura e o responsável por essa contaminação, a qual acreditam ser sobrenatural, e a batalha contra estas criaturas contaminadas.

Ainda em 2002 a Blizzard Entertainment lança Warcraft III: Reing of Chaos, onde encerra o estilo de CRPG para embarcar no revolucionário MMORPG.

Em 2003 aproximadamente, surge um MMORPG 3D chamado Mu Online, mas também conhecido como Mu Master. Neste jogo o jogador enfrenta monstros e outros jogadores. Atualmente o jogo está na Season 5.4 no servidor Global e na Season 6 no servidor coreano. Este jogo é bem atrativo para pessoas que não querem gastar muito com jogos, mas ainda sim possui armaduras exclusivas para players vip (que as pagam com dinheiro real).

Em 2005, a Blizzard Entertainment da continuidade à eterna batalha entre Orcs e Humanos, que agora conectada à Internet,  jogadores se enfrentam como os principais personagens dessa história. WoW (como é conhecido) teve ainda 3 expansões. A Primeira foi em lançada em 2007, com o nome World of Warcraft: Burning Crusader, contando com duas novas classes, Blood Elves e Draeneis, e suas respectivas cidades iniciais Silvermoon e Exodar, além do novo mundo Outhland; a segunda lançada em 13 de novembro de 2008 World of Warcraft: Warth of the Lich King, ganhando o continente Northrend governado pelo Arthas, o Lich King, e também a nova classe Death Knight; e a terceira, lançada em 07 de dezembro de 2010 com o nome World of Warcraft: Cataclysm, cujas atualizações para o lançamento desta expansão fez com que em outubro de 2010, o jogo tivesse mais de 12 milhões de jogadores on line, de acordo com o próprio site da Blizzard.

Os jogos de RPG continuam evoluindo cada vez mais, e seu sucesso tem crescido.  Bom no próximo post, será a parte final dessa história, mostrando como os jogos de RPG também invadiram as telas de cinema!!!!!

É isso ai pessoal!!!!! Até mais!!!!

2 comentários em “A História do RPG – Parte 2”

Não é possível comentar.