Pular para o conteúdo

Criatividade vs Efeitos Visuais

Quem não se lembra da criatividade empregada nos desenhos clássicos da década de 80 e 90? Em uma época que não havia tantos efeitos visuais, gráficos 3d, computação gráfica para animações e outros utilitários para prender a atenção do público alvo, a criatividade era a peça chave para o sucesso. Sem ela desenho ou jogo algum atrairia a atenção de jovens por todo os cantos. Mas será que tal criatividade ainda é bem empregada hoje em dia? Isso ainda existe?

Hoje em dia a tecnologia avançou níveis estrondosos. Para a animação não foi diferente. Desenhos animados por computação gráfica hoje em dia são normais. E todos esses efeitos e animações prendem a atenção de uma nova forma, não exigindo que o desenho possua uma história no mínimo lógica ou que faça algum sentido.  Será que são adeptos desses novos jovens que radicalizam muitas vezes na sua forma de pensar e exigem o máximo de potencial para os efeitos visuais e esquecem das historias e seus contexto e de uma forma simples se torne patética para aqueles que tiveram uma infância de desenhos saudáveis de criatividade porém sem muito brilho.

Na minha época o auge era Pokémon com uma historia um tanto apreensiva em que você esperava do personagem principal e você até vivia a historia se importando com o personagem se perguntando qual será a sua decisão, pensando nas milhões de alternativas possíveis, você sofria junto com o personagem pois a criatividade dos escritores e diretores lhe proporcionavam isso. Hoje caiu em esquecimento, pois os jovens não se interessam pelo conteúdo e a mensagem que aquele desenho, filme e jogo têm a lhe passar, eles só se importam com grandes explosões e poderes, que muitas vezes não cai em um contexto e perde o sentido antes mesmo de se ter um nome. Até mesmo Pokémon hoje em dia não é a mesma coisa, pois apenas seguem a mesma história do começo. Aumentando só os efeitos. É.

  • Vou citar alguns exemplos de Desenhos que atualmente fazem sucesso:

BAKUGAN – Uma mistura meio anormal entre Pokémon e Yu Gi Oh!. No mundo do anime, existem os monstros chamados de Bakugans, que possuem elementos. Existem as crianças (como não podia faltar!) que utilizam esses monstros em batalhas a lá Yu Gi Oh! São usadas bolas, cartas, explosões, e tudo que as animações mais recentes apresentam. Efeitos. Possui uma historia? Sim. É criativa? Talvez. Cada um terá seu ponto de vista, mas se parar para pensar sobre criatividade, verão que Bakugan é apenas mais um anime de duelos de monstros comandados por crianças em grupos. É.



MAX STEEL – O que diabos é isso? É um desenho? Um filme? Uma série? Ou apenas uma computação gráfica em 3d? Não dá pra dizer ao certo se Max Steel se enquadra em alguma dessas categorias. Max Steel possui uma historia sim. Sobre um homem que possui um poder sobre-humano e usa adrenalina para ativa-lo. Passou por mudanças genéticas assim como os vilões e trabalha para uma empresa tecnológica. E é isso. Termina por aí. Ele luta contra os vilões, ganha deles e LANÇAM PRODUTOS PARA AS CRIANÇAS! Esse sim é o mais COMERCIAL de todos estes. Criatividade? Sim os produtores possuem. Para inventar brinquedos, não desenhos. Efeito visual puro. Contexto nulo. Continuidade zero. É. Tem quem goste. (Atenção crianças seus bonecos Max Steel não irão se mexer como nos comerciais, ok?)

MENINAS SUPER PODEROSAS GERAÇAO Z – Clássico. Um desenho que marcou a infância de muitas meninas. Agora em sua versão oriental, seguindo o mesmo roteiro de salvar o dia todos os dias. Cadê a criatividade? Ah sim, houve mudanças radicais na série. Em vez de “Elemento X” foi “Elemento Z”. É isso? Só isso? Não, não. As meninas são adolescentes, não são irmãs. E colocaram uma influencia a lá Kamen Rider ou Power Rangers. Algo assim. Elas praticamente “morfam” para ir combater o crime em Tóquio. É incrível a que ponto efeitos visuais superam criatividade. Muitas semelhanças só que com mais efeitos. Estratégia bastante usada não?

Será que hoje em dia não é possível se criar desenhos com a criatividade empregada nos anos 80 e 90, com o uso de alguns dos efeitos visuais mais modernos e assim criar um desenho original e bem trabalhado? Quem sabe… Desenhos animados sempre irão gerar algum tipo de polêmica. Sempre geraram e não irão deixar disso agora. Muito assunto a ser discutido, mas isso fica pra um próximo post, em uma próxima quarta-feira.

Continuem acompanhando o blog e nos siga no twitter: @BlogIssoExiste. Mande seus comentários, sugestões e críticas.

See ya!

3 comentários em “Criatividade vs Efeitos Visuais”

  1. Você praticamente sobrepôs meu próximo post… heAOIEHoAIEHoa
    Enfim, é exatamente isso. Acontece que na tv aberta eles nao se preocupam com continuação ou mesmo uma historia. Pelo simples fato de que as crianças de hoje nao ficam apenas na televisao e portanto nao acompanham diariamente. Por isso hoje em dia desenhos sem continuidade são mais encontrados na tv aberta. com o propósito de dar diversao e atrair o público naquele momento. Assim se a criança perder um dia de desenho ela ainda assim poderá assistir no outro sem ficar ‘perdida’ na historia. É mais ou menos isso.

  2. Alguns desenhos atuais ainda tem muita criatividade e histórias muito bem elaboradas, infelizmente a maioria não passa na tv aberta ou ninguém fica sabendo ao menos que existe.
    Alguns exemplos são Gantz, Death Note, Avatar, Fullmetal Alchemist Brotherhood, GTO, Guin Saga, Fairy Tail. Além dos mais conhecidos, como Naruto, Bleach, Cavaleiros do Zodiaco. E quem nunca viu uma animação em 3D bem feita, vale a pena ver um OVA chamado KARAS.
    Felizmente hoje em dia a maioria das pessoas ja tem acesso a internet, mas infelizmente, muitos só sabem que existe orkut rsrs.

Não é possível comentar.