Sorvete!
Antes de tudo, é melhor que você tenha sorvete em casa senão irá passar uma grande vontade depois. No final terá uma receita deliciosa para os leitores apreciarem.
Origem:
Os indícios mais antigos a respeito de algo parecido com o sorvete se encontram na antiga civilização chinesa, há cerca de 3000 anos, na qual se fazia um doce gelado com neve, suco de fruta e mel.
Alexandre, o Grande, é visto para muitos historiadores como o introdutor do sorvete na Europa, o qual mudou um pouco o método de fabricação: ao invés de se utilizar a neve, diretamente, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro guardados no gelo.
O nosso conhecido sorvete a base de leite foi “descoberto” em 1292, por um italiano chamado Marco Polo em uma de suas visitas à China. A novidade ficou popular principalmente na França por volta de 1500, antes disso era pouco conhecido. Porém apenas a realeza tinha acesso ao sorvete.
Mas, no final do século XVIII os sorvetes cremosos já haviam saído da elite e chegado a todas as camadas sociais, tendo alcançado enorme popularidade em toda a Europa e em algumas colônias como os Estados Unidos.
A produção do sorvete no hemisfério norte não era uma tarefa tão difícil, pois nesses países durante o inverno eles tinham acesso ao gelo/neve, e os armazenavam dentro de estoques protegidos contra o sol e calor, e cobertos de serragem.
Mesmo com todo o sucesso do sorvete, sua fabricação ainda era difícil em países que não nevavam. Imagine naquela época, não havia sequer um único freezer, então como eles produziam em grandes quantidades? A resposta é simples, porém o método muito trabalhoso, navios eram carregados com gelo e cobertos de serragem para não perder calor ao ambiente de forma rápida.
Como naquela época não havia como conservar o sorvete depois de pronto, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo, causando alvoroço na cidade. Até as mulheres, que então eram proibidas de entrar em bares, cafés e confeitarias, resolveram quebrar o protocolo e fizeram fila para experimentar a novidade.
O sorvete hoje:
O Sorvete hoje é apreciado de várias maneiras, desde os mais simples como a famosa casquinha, até os mais sofisticados como o hula hula e a feijoada. Hoje se encontram diversos sabores, são mais de 100 a escolher, há uma grande diversidade de sabores, principalmente aqui no Brasil onde possui uma variedade exótica de plantas frutíferas.
Tipos de sorvetes: Os de massa, Milk-shakes, picolés, sorvetes a base de água, leite de soja e até mesmo inhame, frozen e de gelatina.
Taças de sorvetes encontradas são: Sundae, Petit Gateau, Feijoada Gelada, Hula hula, Banana Split (ou com outras frutas como, morango split, pêssego split, etc), Milk-shake, Chocottello, Colegial, Frapê de Coco, Vaca Preta, etc.
[lomadeewpro category=’3482′ keywords=’sorvete, receitas, milk shake, sundae, banana split’]
Curiosidades:
A taça de sorvete “sundae” surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos (“Sunday”, em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.
No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete.
A primeira sorveteria do mundo surgiu em Paris em 1660 e ainda funciona até hoje. A primeira do Brasil apareceu em 1835, no Rio de Janeiro.
Os maiores consumidores de sorvete por habitante são Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Suíça.
Nos hospitais, o sorvete, vem sendo utilizado, especialmente por crianças submetidas à quimioterapia para combater o câncer, que tem dificuldade de se alimentar. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento nas crianças.
No Japão há sabores MUITO exóticos, tais como, asa de frango assado, lula, polvo, barbatana de tubarão, camarão, caranguejo, shoyu, berinjela, caviar, língua de boi e de cobra, etc.
Tipos de sorvetes:
Pois bem, como prometido aqui estão as receitas:
Sorvete de Flocos
Ingredientes:
500 ml de leite
1 lata de leite condensado Mococa tradicional ou desnatado
1 colher (sopa) de glicose
1 colher (sopa bem cheia) de pó para sorvete (para o sabor, prefira leite condensado, baunilha ou creme)
1/2 colher (sopa) de liga neutra
2 colheres (café pequena) de emulsificante para sorvete
1 caixinha de creme de leite Mococa
100 g de chocolate derretido
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, leite condensado, a glicose, o pó para o sorvete, a liga, metade do emulsificante e deixe no freezer até firmar
Retire e deixe descansando até ficar macio
Bata na batedeira com o restante do emulsificante e o creme de leite até ficar cremoso
Sem desligar a batedeira, adicione aos poucos o chocolate derretido
Mantenha-o no freezer até o momento de servir
E para os curiosos que não conhecem o sorvete de gelatina:
Sorvete de Gelatina com Calda de Morango
Ingredientes
250 ml de água fervendo
1 pacote de gelatina em pó sabor morango com 35 g (ou do sabor de sua preferência)
200 ml de água gelada
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
Calda de Morango:
1 ½ xícara (chá) de morango picado
½ xícara (chá) de açúcar cristal
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque a água fervente, pacote de gelatina em pó sabor morango (ou do sabor de sua preferência) e misture bem até a gelatina dissolver completamente. Adicione 200 ml de água gelada e misture.
Transfira a gelatina derretida para o liquidificador e adicione o leite condensado com creme de leite sem soro e bata bem. Coloque em um pote e leve ao freezer até ficar consistente (aprox. 3 horas).
Retire a mistura do freezer, coloque na batedeira e bata bem por 10 minutos.
Volte a mistura novamente no pote e leve ao freezer até endurecer (aprox. 4 horas). Retire do freezer 10 minutos antes de servir. Faça bolas e sirva com calda de sua preferência.
Calda de Morango:
Em uma panela, coloque os morangos picados, açúcar cristal e leve ao fogo baixo por aprox. 10 minutos ou até a calda engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Nesse calor um sorvetinho vai bem 😀
Aline Barbieri olha
Tamires Murakami Heloisa Helena Priscila Balthazar querem sorvete?
eu quero!!!!!
sorvete, chocolate, hummm
Não é possível comentar.